segunda-feira, 6 de maio de 2013

O sono


Sabe como reconhecer uma mãe que sofre com a falta de sono (isso caso esteja muito escuro e não dê para ver as olheiras)? Assim que ela encontra outra mãe ou pai com um filho da idade próxima ao do seu seu ela pergunta: E de noite? Ele dorme?

Eu sei porque já fui essa mãe. Perguntava na ânsia de poder trocar figurinhas, pegar dicas e principalmente ouvir: “ Ah, é assim mesmo, até tantos meses é normal.” ou melhor: “Fica tranquila que eu GARANTO, semana que vem ela dorme a noite toda”. Claro que nunca ninguém disse isso.

Muito pelo contrario, encontrava mães realizadas:
- Ah, a Fulaninha dorme 8 horas seguidas desde os 2 meses. É ótimo! E ela ainda acorda e fica brincando no berço até eu acordar!
Eu ficava ali, olhando para aquela pele de alabastro de quem tem o soninho da beleza todas as noites e tentava disfarçar a inveja:
- Nossa, que incrivel! Que bom pra você... Vou levar ela lá pra casa pra ensinar a Oli que dormir é bom assim.
 
E tentava descobrir o segredo. Aposto que a Fulaninha não dorme de dia... Era o leite? Não devia só mamar no peito... Mas a mãe de pele reluzente garantia que não, a pequena dormia de dia que era uma beleza, até dava tempo dela ir fazer yoga, a unha, tirar uma soneca e só mamava no peito...

Chegou uma hora que parei de perguntar. Sou uma pessoa tranquila, mas era melhor não ouvir esses detalhes sórdidos de noites bem dormidas. Perigava de eu começar a ligar de madrugada na casa da Bela Adormecida toda vez que o meu anjinho acordasse de noite, só pra ouvir o “Alô” bêbado de sono e desligar com um sorriso de prazer...

Logo que nossos amigos que ja eram pais souberam que eu estava gravida da Oli a piada era sempre a mesma: "O que vocês tão fazendo acordados? Vai dormir, pq depois...", ou: "Ta dormindo bem? Aproveita, pq depois...".
Frente a essas piadas a gente sorria amarelo e encerrava o assunto. Ê mania chata desse povo de ficar urucando!

Depois de ter a Oli eu entendi.
A falta de sono atordoa, frustra. O dia não funciona e quando chega a noite você não vê a hora de acabar porque é uma tortura ver aquela noite escura, saber que todos dormem e que você continua ali, batendo ponto.

Durante a gravidez eu li alguns livros que pretendem preparar a mãe para o que está por vir. Li o “Encantadora de Bebes” e o “Nana Nene”, alem de acessar sites com dicas e discussões entre mães sobre como e o que fazer. Mas a verdade é que quando o seu pacotinho chega, ele já é um ser com preferências e um jeitinho todo dele, e a gente tenta se virar (sem saber bem como), por isso as dicas que pretendem ajudar muitas vezes atrapalham.

Nos primeiros meses da Oli troquei uma série de e-mails com amigas que passavam pelas mesmas aflições e vi que cada uma “lutava” com as armas que tinham: eu ninava, pulava na bola de pilates (ela amava) e ficava exausta, uma dormia com a pequena ao seu lado na cama, dava de mamar dormindo e assim acordava mais bem disposta. A outra deixava o pequeno em um moisés ao lado da cama e a terceira (cuja filha já era mais velha) contou que aplicou a técnica do livro “Nana Nene” e que a filha aos 4 meses já adormecia sozinha, apenas na companhia de um paninho. Com essa declaração nasce outra discussão: Deixar chorar?

Aqui em casa foi a solução. Adaptamos o “Nana Nene” e aos poucos a Oli entendeu que o berço era um lugar bem gostoso. Com 1 ano e 5 meses ela foi para um colchão no chão e desde então a hora de dormir é uma delicia. No começo deixamos ela acordada e assim que saímos do quarto ela aproveita para acender o abajour e explorar todas as prateleiras, brincar com os bichinhos, folhear livros. Eventualmente ela acabava dormindo e então apagávamos a luz que ela deixara acesa.
Hoje ao sairmos do quarto ela acende a luz, folheia um livro, apaga o abajour e dorme – parece mentira e eu estou me gabando como aquela mãe da pele linda.

Já o Manu acho que não vamos precisar deixar chorar. Com a correria do fim do dia acabo deixando ele no berço enquanto dou banho na Oli e muitas vezes ao voltar ele já adormeceu (de novo, acho q to me gabando). Cada vez mais me convenço que o sono deles está diretamente ligado ao meu estado de espírito e ao meu nível de ansiedade, por isso dizem que segundo filho é mais tranquilo. Algumas noites ele dá mais trabalho, acorda diversas vezes até embarcar de vez e aí só o colo salva, mas tudo bem, agora eu sei que a gente chega lá (inclusive nas sonhadas noites ininterruptas – ele ainda mama uma ou duas vezes por noite).
E você? Está sem dormir? Deixa/ou chorar?
Qual a sua estratégia para uma boa noite de sono (ou pelo menos a tentativa)?

16 comentários:

  1. Olá Ligia, acredito que muitos pais vão se identificar com seu blog, não tem como ler e não lembrar de nossas "aventuras".
    Parabéns pelo projeto. Uma dica de blogueiro, coloca lista de seguidores. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, obrigada! Lembrar e viver essas aventuras é uma delicia e muitas vezes dificil, por isso vou adorar trocar figurinhas com outros pais. Obrigada pela dica, já coloquei a parte dos seguidores (acho, rs). bjo

      Excluir
  2. Parabéns Ligia.
    Fiz uma viajem ao passado.Também fazia parte do "clube das mães que não dormem, mas as amigas mães dormem normal" Isso por loooooongos anos, e quando um começou a dormir, veio outro..... e depois pra finalizar mais um.
    Hoje todos dormem tanto que me pergunto como podem dormir tanto assim? hahaha
    Aproveite cada milésimo de segundo desta fase, passa muito rápido e deixa saudades.
    Sucesso, saudades e beijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Tante, ja ja vc vai começar a acordar cedinho pra cuidar de neto, imagina só que gostoso no frio de Curitiba levantar as 5:30....
      beijos

      Excluir
  3. Li!
    Parabéns! Adorei muito o texto e a iniciativa :-)
    Grande beijo e muuuuito sucesso!!

    Stella

    ResponderExcluir
  4. Oi Li,
    como mãe - profissional (rs) e blogueira - amadora, amei sua iniciativa como disse no email. Aproveita muito esse espaço é muito bom colocar pra fora tudo que sentimos e refletimos e receber energias boas de volta.
    Beijo grande em vc e nos pequenos, e concordou super que o segundo (e terceiro como no meu caso) filhos são bem tranquilos, porque como vc disse nós estanos mais tranquilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, vc é minha heroina, nem imagino como deva estar essa rotina maluca!
      Acho que nesse caso as meninas não tinham outra opção a não ser serem tranquilas né (é o que sinto com o Manu, de tanto ter q dividir a atenção com a Oli o cara resolveu que era mais fácil ser tranquilo e dormir bem...)
      um beijo!

      Excluir
  5. Puli, seu blog tá muito legal!!!
    Parabéns :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju!
      (Washington eu concluo pelo Puli...rs)
      beijos

      Excluir
  6. A primeira era dessas que dormiam como um anjinho desde o dia em que nasceram. Eu tinha a pele de alabastro amiga! rsrsrs. A segunda, em compensação - concordo com o que vc disse sobre a nossa ansiedade e o reflexo dela nos filhos, mas não concordo sobre a tranquilidade do segundo - está começando a dormir sozinha e a noite toda agora (com 1 ano e 4 meses). Fiz tudo que podia até aceitar - definitivamente - que cada um é um e que o tempo dela iria chegar. Aceitei minha cara de acabada e sigo em frente, pensando sempre no futuro, quando elas forem adolescentes e dormirão até o meio dia (e nós também). :)
    Um beijo e parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Veri, acho q pode não ser todo segundo filho que é tranquilo... Outro dia encontrei a mãe de um amigo e ela comentava que a segunda filha dele estava dando um baile nos dois. Ela achava q era bom quando o segundo era agitado assim, pq a mãe já era mais experiente e tranquila... Eu disse q preferia o meu caso, da primeira ter sido muito dificil, pq assim pelo menos já acabou! rs

      Excluir
  7. Oi Ligia !! Que legal saber do seu blog! Leio todos os posts da Ju e agora sabendo do seu blog serei uma leitora assídua! Adoro esse papo de maternidade, sonecas, papinhas... apesar de ainda não ter filhos! Tenho uma enteada de 8 anos e uma sobrinha de 1 ano e 7 meses que AMO e cuido como se fossem minhas filhas ! Minha Irmã resolveu o problema do sono da minha sobrinha quando decidiu contrariar o medico e deixar uma luz acesa dentro do quarto! Foi a partir desse dia que ela passou a dormir a noite toda !! Não sei se isso é obvio nas para mãe de primeira viagem imagino que nada é tão lógico ne?! Sao sempre tentativas, intuiçoes, dicas de amigo... E assim a vida segue e tudo dá certo !! Parabéns pelo blog! Acho que quando tiver meus filhos vou querer fazer um também! Enquanto isso penso na ideia de escrever o Blog da tia ... Kkk! Ser tia também é bom demais !! É um amor infinito !! Bjo grande pra você! Fe Rodrigues!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe! Que saudades!
      Eu também deixo uma luz acesa no quarto. No começo deixava pq a Oli chorava tanto que levei pra benzer e como ela não era batizada o senhor disse que precisava deixar uma luzinha, pq " criança pagã não pode ficar no escuro".
      Hoje eu deixo pra que eu consiga me movimentar no quarto quando entro no meio da noite...
      Se vc escrever um blog da tia vou mandar minha irmã escerevr pra vc, essa é tia coruja de tudo!
      beijos

      Excluir
  8. Ahhhh assuntinho esse rsrsrs. A Luna foi das que desde que nasceu dormia pelo menos 5 horas seguidas , dessas que a gente fica olhando pra ver se respira kkkk e GRAÇAS A DEUS o pediatra é da opinião que se tem fome chora ( meas pode acordar depois de 5 horas rsrs) . O Antonio menos , mas tbém não me fez sofrer nesse sentido , 3 , 4 hrs . Hoje grandes dormem bemmm , ele como vc disse resolveu ser mais tranquilo pra dormir , ja a Luna tem a veia boêmia, mesmo acordando as 6 pra escola , alias escola de manha salvou minhas noites de casal rsrsr antes eram tardes e dias de casal kkk MASSS a luz , ahhh...desde sempre , deixar tudo apagado nunca rolou e é ela com seus 9 quem tem medo , alias eles vão crescendo e adquirindo medos , parece que despertam para uma realidade não tão linda , aqui em casa começaram a ter medo de lobo , dinossauros , gente, ladrão ( pois é , de ficar ouvindo casos de assalto , pode ...) e fantasmas com uns 3 e meio 4 anos , LUZ então , sem problema , abajur lindinho com luz fraquinha ! E realmente me ajuda no movimento noturno já que por conte de serem diabéticos meus amores , vejo a Glicemia deles a cada 3 hrs durante a noite....Então se tiver um ingrediente , pílula , simpatia , passes de magica para olheiras e cansaço ...to aceitando ;) ! ( ja entrou na minha rotina e o amor da energia ) o exercício tbem , a principio ficava tão cansada que nem me imaginava fazendo qualquer coisa alem de descansar quando podia ....mas quando sucumbi ao marido pilhado vi que me ajudou demais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, pois é, outro dia vi que "filho é que nem videogame, a próxima fase é sempre a mais dificil"!
      Queria te contar que vc virou minha mais nova heorína. Levantar de 3 em 3 horas até hoje deve ser dureza e só te vejo sorrindo (que alias acho que é um ótimo remedio contra olheiras!).
      Os exercicios eu estou ensaiando para retomar. Começo, mas ai vem uma vacina, uma febre no meio da noite, que acaba com o meu pique!

      Excluir